segunda-feira

como fazer o cha da folha da graviola

Folha da Graviola/variedadesVou ensinar como desidratar e preparar o chá da folha da graviola.

Outro dia recebi um e-mail de um médico amigo meu, anestesista e professor de português, contendo um artigo de um médico naturalista norte-americano falando sobre os vários benefícios do chá da folha da graviola, inclusive como um potente inibidor de células cancerígenas, entre mil e outras coisas.

No artigo o médico relata que foi curado. Ele e a esposa. Depois eu estive nas buscas do Google (sou viciado em buscas do Google) para ver quantos links apontavam para o título do artigo, e descobri que havia cerca de 6.410 links, a maioria com a mesma história, postado em vários blogues e fóruns, promovendo um grande debate sobre o assunto.

Uns afirmando que tudo não passa de spam de alguém interessado em vender o extrato da erva, outros dando testemunhos de cura, enfim, encetada a pendenga, ninguém ensinou como fazer o bendito chá.

Eu parto do pressuposto que todos os remédios alopáticos da medicina ocidental são desenvolvidos à base de elementos naturais extraídos, em sua maioria, dos nossos conhecidos vegetais.

Outra coisa que não devemos esquecer, e aí vamos tocar num assunto muito delicado, são os cartéis das indústrias químicas e farmacêuticas que não estão nenhum pouco interessados em descobertas que possam ameaçar seus lucros estratosféricos com as mazelas do mundo.

Mas o fato é que o princípio ativo da "acepitamina" encontrado nas folhas da graviola é um potente anticancerígeno, e por ser muito volátil (se dispersa rápido) os laboratórios não conseguiram sintetizá-lo.

Clique nos links, eles são importantes
Antes de ensinar como processar as folhas para fazer o chá, vou deixar um vídeo aqui com uma matéria exibida no Globo Repórter, com depoimentos de pessoas que foram beneficiadas com a erva, e um artigo acadêmico aqui, que tira todas as dúvidas sobre a planta.

Para desidratar as folhas da graviola, em qualquer quantidade, faça o seguinte:

Colha as folhas e deixe-as ao sol, de preferência na parte da manhã (entre 8 e 9 horas) com o cuidado de não deixá-las queimar.

Quando estiverem enrolando, tire-as do sol, coloque-as em uma travessa de alumínio ou refratária e leve-as ao forno previamente aquecido por cinco minutos.

Vale lembrar que, antes de tudo, você deverá deixar o forno ligado durante 5 minutos, em fogo alto, e na hora de colocar as folhas deverá baixar para fogo brando.

Cinco minutinhos depois verifique com a ponta de um garfo se elas estão estalando, se estiverem estão desidratadas. Apague o fogo e deixe-as descansar no calor do forno. Observe para a cor das folhas. Elas devem permanecer com a coloração verde, se escurecerem (mais para cinza) é sinal que passaram do tempo.

Após esfriar, pegue as folhas e triture-as com as mãos, depois acondicione em uma vasilha de vidro ou plástico, como preferir.

Preparação do chá: Ponha um litro de água para ferver, quando levantar fervura, apague o fogo e despeje uma colher das de sopa rasa da folha e deixe em infusão até esfriar.

Você poderá utilizar as folhas verdes pré-colhidas também. Ponha um litro de água para ferver com cinco folhas tenras da graviola. Deixe-as cozer por cinco minutos. Apague o fogo, deixe esfriar e tome em pequenas porções, (tipo meia xícara) várias vezes ao dia. Obs: Por ser muito volátil não pode ser guardado de um dia para o outro.

Existem alguns comerciantes inescrupulosos informando que existe uma variedade da Graviola "verdadeira da Amazônia". É mito. Só existe uma espécie de Graviola, e a mesma graviola encontrada na Amazônia é a mesma do Nordeste ou de qualquer canto do Brasil.

Espero ter ajudado um monte de gente que ficou sem resposta sobre "como fazer o chá da folha da graviola", e de quebra, dado um enorme prejuízo às indústrias farmacêuticas e às boticas oportunistas, pois graviola nasce até em monturos aqui do nordeste.

Nenhum comentário: